11 Dicas de Saúde para melhorar sua qualidade de vida!

11 Dicas de Saúde para melhorar sua qualidade de vida!

Você não se sente bem com a maneira como tem conduzido sua vida? Sabe que precisa ter uma vida mais saudável para sentir-se melhor, porém não sabe por onde começar?

Você é quem decide que vida vai levar! O artigo de hoje é dedicado à sua saúde, e o modo como você pode melhorar sua qualidade de vida. São 11 atitudes saudáveis que podem melhorar sua vida. Vamos a elas:

RIR (aumento do fluxo sanguíneo)

remove-laugh-lines_1b4067bdd8904ea6

Ter uma atitude positiva perante a vida, olhando o lado bom das coisas e pensando positivamente certamente nos traz uma melhor rotina. Mas dar risada realmente ajuda na saúde física. Pesquisa da Universidade de Maryland (EUA) demonstrou que, 19 de 20 pessoas submetidas a estudo, e que assistiram a um filme engraçado e deram boas risadas, tiveram seu fluxo sanguíneo aumentado em até 21%. Então, além de prazeroso, dar risada ajuda verdadeiramente a melhorar sua saúde, mental e fisicamente falando.

TOMAR CAFÉ (ajuda na prevenção ao Diabetes)

Coffee-Drinking-Woman

Segundo pesquisadores do INCOR (Instituto do coração) da Universidade de São Paulo, o consumo do café (150 ml por dia) melhora o funcionamento da insulina, e pode diminuir em até 7% a chance de desenvolver diabetes tipo 2. Claro, o café deve ser tomado sem açúcar.

FAZER CAMINHADAS (diminui os níveis de pressão arterial)

Girl walking in country road in the autumn fog

A caminhada é a atividade mais democrática que existe. Qualquer pessoa pode praticá-la, independentemente da idade, posição social ou local. Além do exercício físico, é um momento no qual você pode se “desligar” do estresse diário e admirar as belezas em sua volta, ou ter uma boa companhia ao seu lado. Basta ter disposição para fazê-la. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o ideal recomendado é de pelo menos 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana. Segundo um estudo da USP, a caminhada diminui a pressão arterial na primeira hora, e isso pode se manter por até 24 horas (tanto em hipertensos quanto em pessoas com a pressão arterial normal). É importante que a pessoa esteja hidratada, e com uma roupa adequada para a atividade física.

TER FÉ (atua no combate a depressão)

Hopeful-Woman-Sized

Independentemente da crença, ter fé auxilia a vida das pessoas, conferindo um significado especial às próprias vidas. É onde nos apoiamos nas situações de dificuldade, e nos servem, também, de norte para nossas atitudes. Pesquisadores da Universidade de Duke, da Carolina do Norte (EUA), mostraram que a fé ajuda a melhorar a autoestima, fortalece o sistema imunológico, estimula a interação social e ajuda a prevenir doenças.

BEBER CHÁ (pode diminuir o risco de AVC em até 20%)

Teas-for-pregnancy

Além de gostoso, ajudar na digestão e entrar na conta da ingestão hídrica diária, o hábito de tomar chá faz um enorme bem à saúde. Um estudo americano realizado pela California Medical School chegou a conclusão que pessoas que tomaram trás xícaras de chá por dia tiveram 20% menos chance de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). O chá verde, por exemplo, apresenta substâncias que diminuem o LDL (colesterol ruim), e antioxidantes que são até 25x mais potentes que a vitamina C. Então, seguindo a tradição britânica, procure inserir o famoso “chazinho” na sua rotina.

ESCOVAR OS DENTES (diminui as chances de doenças cardiovasculares)

Smiling-woman

Não é somente um “sorriso bonito” que é garantido pela escovação. Um coração mais saudável também. Uma má higiene dentária pode levar a acúmulos de restos alimentares, que favorece o aparecimento de bactérias entre os dentes. Com o tempo, essas bactérias podem cair na corrente sanguínea, chegar até o coração e prejudicar seu bom funcionamento (condição conhecida como endocardite bacteriana). De acordo com um estudo inglês, publicado no British Medical Journal, indivíduos que não tem uma higiene oral satisfatória apresentam 70% mais riscos de desenvolverem problemas cardíacos. Então, escovar os dentes é fácil, rápido e barato, e pode garantir sua saúde.

TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO (reduz o estresse)

WomanHoldDogSection

O convívio com animais de estimação e o carinho recebido e dado a eles ajuda na nossa saúde. A explicação é que os bichos têm efeito terapêutico porque o convívio diário estimula a produção de endorfina, substância produzida pelo cérebro que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Ter um animal de estimação em casa estimula a interação social e previne a incidência de doenças, como estresse, ansiedade e depressão.

COMER PEIXE (previne doenças neurológicas)

Woman pouring olive oil over fish

O Ômega-3 é um ácido graxo que atua na proteção dos neurônios, que são as células cerebrais. E para o cérebro ficar saudável, os peixes (como atum, sardinha e salmão) são ótimas fontes de Ômega-3. Um estudo da Kings College de Londres revelou que indivíduos que comem peixe quase todos os dias tem uma probabilidade 20% menor de desenvolver demência senil que aqueles que não consomem atum, sardinha ou salmão. O ideal é que o peixe seja consumido cozido no ensopado, ou no vapor por 10 minutos, segundo o neurologista Cécero G. Coimbra, da UNIFESP.

MENTE SÃ, CORPO SÃO (garante maior qualidade de vida)

girl-dancing-in-the-sunlight

É preciso que cuidemos não só do corpo físico, mas também da mente. Isso é imprescindível para uma vida mais saudável. Uma boa leitura, tarefas que exercitam o raciocínio (como palavras cruzadas, por exemplo) são comprovadamente benéficas para nossa saúde mental. E obviamente lhe trará uma vida futura com mais consciência e lucidez.

BEBER LEITE (ajuda a perder peso)

white-woman-drinking-milk

Segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos EUA, as pessoas que consomem mais leite, independentemente da faixa etária, têm menor predisposição a sofrer de obesidade. O consumo de cálcio diminui a absorção de gordura no intestino e aprimora o funcionamento da insulina, hormônio que regula o armazenamento da gordura, os níveis de açúcar no sangue e a sensação de fome, explica a nutróloga Regina Mestre, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). E quem não é adepto ao leite ou sofre de intolerância à lactose? Simples, nesses casos, basta consumir outros alimentos ricos em cálcio, como brócolis, sardinha, amendoim, uva e cereais integrais, por exemplo.

CONSUMIR UMA TAÇA DE VINHO TINTO POR DIA (vive 5 anos a mais)

woman-drinking-wine-640x457

O vinho possui uma substância antioxidante chamada resveratrol, que tem a propriedade de aumentar o HDL (colesterol “bom”) e reduz o LDL ( colesterol “ruim”). O vinho possui propriedades antiinflamatórias que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, demonstrou que uma pequena ingestão diária da bebida pode prolongar a expectativa de vida em até 5 anos, em relação aos que não consomem. Isso é motivo pra comemoração. Com uma pequena taça de vinho, é claro.

Nossa saúde e qualidade de vida dependerão das nossas atitudes. Existem inúmeras outras que podem ser adotadas, não há uma “receita de bolo” para isso. Precisamos introduzir hábitos saudáveis na nossa rotina, para que tenhamos um futuro saudável e de qualidade. Cuidar do corpo e da mente todos os dias nos trarão, além da sensação de bem estar, benefícios incontáveis em longo prazo.

São as pequenas atitudes que nos fazem concretizar grandes sonhos. E tenho certeza que ter saúde está na sua lista dos sonhos. Comece então, a ter atitudes que te beneficiem, e façam você ser sua melhor versão.

Logar com Facebook

Sobre o autor

Dr. Thiago Garcia:

3 Comentários

  1. Dineide Guarezi Marcon

    30 de janeiro de 2017
    Responder

    Excelente!! Com certeza este texto vai contribuir muito com minha qualidade de vida????????

  2. Ariane Lisete Hinke

    30 de janeiro de 2017
    Responder

    Adorei o texto tenho certeza que vai ajudar muito

  3. Gustavo Hruschka

    1 de fevereiro de 2017
    Responder

    Excelente texto, meus parabéns!!!! Abraço

Would you like to share your thoughts?

O seu e-mail pessoal não sera divulgado

Deixe uma resposta