5 competências necessárias para emagrecer

5 competências necessárias para emagrecer

Olá!

Muito se comenta sobre o emagrecimento, e novas promessas aparecem diariamente: fórmulas mirabolantes, sucos emagrecedores, shakes revolucionários, cintas que diminuem a gordura, pílulas mágicas, entre inúmeros outros “novos milagres”.

Apesar de todo esse arsenal que a mídia coloca é disposição de quem está acima do peso desejado, cada vez mais aumenta o número de pessoas obesas e com sobrepeso.

Por que isso acontece?

A verdade (exceto se houver alguma doença que acarrete ganho de peso), é que o processo de emagrecimento envolve somente a pessoa que quer emagrecer. É preciso que a você que quer perder peso, tenha algumas características que farão a diferença no resultado final deste processo. E façam com que o sofrimento relativo ao sobrepeso: baixa autoestima, não entrar nas roupas, não se sentir atraente, medo de fracassar em mais uma tentativa. Acabe de uma vez por todas!

Seguem aqui cinco características imprescindíveis para quem quer ser magro:

1. Ter foco de seu objetivo.

foco

“Perder peso” é um objetivo muito vago. É necessario mais que isso para que seu cérebro trabalhe a seu favor. Sua meta deve ser mais específica: quanto você quer perder? Em quanto tempo? Por que você quer isso? Especificando seu objetivo, e entendendo suas motivações, fica muito mais fácil planejar a maneira como você terá sucesso, e o que precisa fazer para chegar até ele.

2. Disciplina

disciplina

Já ouviu o ditado “Não existe almoço grátis?” Ele é verdadeiramente certo para o caso do emagrecimento. Quer dizer que é impossível conseguir algo sem dar nada em troca. Horário e tipo de alimento na hora adequada, rotina de exercícios, automonitoramento constante e equilíbrio mental são algumas atitudes que necessitam disciplina, e são imprescindíveis para o emagrecimento.

3. Fazer exercício físico

1. Tudo é motivo pra queimar!

 

Muitos já “franziram a testa” só de ler o título desse terceiro item. Entenda, não há como você emagrecer (que é diferente de perder peso) sem fazer exercício físico. É através do exercício que você gasta calorias, acelera seu metabolismo (porque faz seus músculos funcionarem, e são os músculos os maiores responsáveis pelo gasto energético corporal) e diminui a massa gorda (gordura corporal). Levando em conta que sua semana tem 168 horas, e você precisa fazer pelo menos 3 horas semanais de exercício, restaria a você 165 horas para realizar todas as outras atividades do seu dia a dia. Agora que a desculpa “não tenho tempo para fazer exercício” já caiu por terra, o que está esperando pra começar?

4. Crie hábitos saudáveis

 

Crie hábitos saudáveis

Nós colhemos o que plantamos. E são nossos hábitos diários que traçarão o nosso destino. Um estudo recente, da University College de Londres, e publicado no European Journal of Psychology, afirma que para transformar um novo objetivo ou atividade em automático, precisamos de 66 dias. Ou seja, pouco mais de 2 meses é o tempo para que seus novos comportamentos saudáveis sejam entendidos pelo seu cérebro como rotina, e façam parte de seu cotidiano. Então, força de vontade e disciplina para acrescentar o que é necessário para seu emagrecimento na sua “lista automática de atividades”!

5. Entender a diferença de perder peso, emagrecer e ser magra

ser-magro

Aqui está algo que é necessário que esteja bem claro em sua mente. Porque você pode escolher qual quiser, e alcançar qualquer um dos trás. Perder peso significa diminuir os quilos na balança. Isso não quer dizer que você ficará mais magro, pois essa perda de peso pode ser devido à perda de massa magra. Isso acontece quando existe alguma dieta muito restritiva em calorias, ou quando a pessoa faz pouco exercício físico. As “dietas milagrosas” também tem geralmente esse resultado. Geralmente, em pouco tempo tudo volta como antes, o que é conhecido como o “efeito sanfona”. (já aconteceu com você?)

Emagrecer significa diminuir massa gorda (gordura corporal). É o que acontece quando a pessoa se alimenta adequadamente e faz exercícios físicos adequados e regulares. Porém, caso a mente não esteja equilibrada para entender novos conceitos e manter novos hábitos, há uma grande probabilidade de se retornar ao peso anterior (e muitas vezes até maior), trazendo aquele sentimento de frustração e fracasso.

Ser magro envolve o processo de emagrecer, porém com a diferença de, além de mudar o corpo, fazer também a mudança de mentalidade. Entender suas motivações, saber como agir após chegar ao seu resultado, entender todas as competências necessárias para a manutenção, compreender seus próprios sabotadores e como combatê-los, são algumas das ações necessárias para que você seja magro para toda sua vida.

Seja sua melhor versão! Tenha orgulho do que você quer se tornar, e lute para que isso aconteça.

Esses é um dos motivos pelo qual eu defendo o coaching de emagrecimento, pois além de cuidar do corpo e saúde física (como médico), posso ajudar a pessoa a mudar sua mente, para que tenha um futuro feliz e duradouro, do modo que sempre sonhou.

E antes de terminar, uma última reflexão:

Entenda que você não precisa emagrecer para ser saudável, você precisa ser saudável para emagrecer.

Um grande abraço, e até a próxima!

Logar com Facebook

Sobre o autor

Dr. Thiago Garcia:

1 Comment

  1. Edna

    20 de março de 2017
    Responder

    Gostei muito filho,boas dicas,bjs

Would you like to share your thoughts?

O seu e-mail pessoal não sera divulgado

Deixe uma resposta