Inspiração é primordial para se chegar lá

Inspiração é primordial para se chegar lá

25 de maio de 2017 Inspire-se 0

Há algo que nos move em direção ao nosso objetivo. A motivação para alcançarmos nosso sonho, o “porque queremos o que queremos” é uma força essencial (e que deve ser entendida) para chegarmos onde desejamos. E essa motivação parte de algum ponto. Algum exemplo. Algum acontecimento. Algo que serviu para que você quisesse isso para você, ou que reforçou esse seu desejo no seu íntimo. Isso se chama inspiração. A inspiração é primordial para que você se mantenha com energia renovada e em alta, e serve como um exemplo a ser seguido.

Falaremos no artigo de hoje sobre 2 tipos de inspiração: de pessoas e de histórias. Embora as duas se confundam e muitas vezes se misturem, há uma sutil diferença (e trago isso à vocês simplesmente para reflexão).

Falaremos primeiro de pessoas inspiradoras. Aquelas que trazem à você, assim que pensam nelas, uma energia boa, algo que desperta em você os melhores desejos e intenções (aliás, esse é o sentido de inspiração, trazer a você a vontade de ser melhor do que é hoje). Existem ícones que nos inspiram (Gandhi, Jesus, Madre Tereza, Martin Luther King, Mandella, Chico Xavier, entre outros), pessoas que vieram à Terra para dar algum exemplo de virtude. E claro, devem ser lembrados sempre.

Mas gostaria que você se ativesse hoje em exemplos “cotidianos”, de pessoas do seu dia a dia que de alguma forma te inspiram. Um amigo, um conhecido, um “desconhecido” próximo que de alguma forma te ajuda e te inspira. Lembrou de alguém? Peço que faça esse exercício, porque as inspirações próximas nos lembram que podemos realizar nossos sonhos, e que se pessoas “normais” assim como você te inspiraram, por que você não pode alcançar seu sonho e inspirar os outros?

Há também histórias inspiradoras. Embora talvez a pessoas não lhe transmita esse sentimento, a história dela tenha te inspirado de alguma forma. Tenha servido para te impulsionar a conseguir o que quer. Ou tenha demonstrado uma virtude ou força que você enxergou que precisa melhorar em você. Lembrou da última vez que isso aconteceu?

Como o ser humano é mais apegado e dá mais importância as coisas negativas (falei disso no artigo “Gratidão te ajuda a perder peso“), temos na ponta da língua inúmeros maus exemplos, mas quando falamos dos bons (que são os que importam) temos dificuldade em apontá-los. E a falha não está na escassez de exemplos, mas sim no seu direcionamento mental, em quem você tem se espelhado para ser uma pessoa melhor e alcançar seus objetivos.

Dia a dia

Um exemplo muito comum, quando se trata de emagrecimento, é a famosa “foto na geladeira”. Muitas pessoas colocam a foto de uma pessoa gorda (às vezes ela própria) na geladeira, para servir como “cão de guarda” no caso de uma tentação em abrir a geladeira. Agora, me responda qual a inspiração em ver “você gorda” na geladeira? Quão inspirador é ver uma situação que você quer mudar para sempre, toda vez que abre a geladeira?

Muitas vezes a dor é necessária para nos mexermos e sairmos da zona de conforto, porém não precisamos ser masoquistas e nos punirmos incessantemente. Ao contrário, sempre oriento as minhas coachees de emagrecimento a colocarem uma foto de como querem ficar, ou mentalizarem a sua “fotografia ideal” para se inspirarem, e ajudarem a manter o foco durante o processo. Podemos crescer (e emagrecer) com amor, harmonia e sem sofrimento.

Inspire-se

Aliás, uma das forças do processo de coaching de emagrecimento é esse comprometimento que é esatabelecida através da relação do coach com sua coachee (comprometimento da coachee consigo mesma, elevando assim sua performance a fazendo com que finalmente saia do sofrimento e alcance o peso que sempre quis ter). Além disso, a reflexão, insights e conhecimentos adquiridos durante o processo de coaching são aprendizados que inspiram a coachee a chegar ao seu objetivo.

Entendendo isso, a pergunta que lhe faço é “o quanto você tem inspirado os outros”. E mais importante que isso: QUANTO VOCÊ TEM INSPIRADO VOCÊ MESMA? Quanto suas atitudes, a maneira de levar a vida e suas conquistas tem lhe agradado?

Nada melhor que ser sua própria inspiração! Mas para isso, você precisa fazer o que sonha para sua vida, e viver cada dia em plenitude para que isso aconteça.

O importante não é somente alcançar seu sonho, e sim fazer de tudo para que isso aconteça. Fazendo isso, você certamente estará satisfeita consigo mesma, e encantada  com a realidade que conseguiu criar para sua própria vida. Isso é o que eu chamo de inspiração.

Um grande abraço, paz e luz, e até a próxima!

Logar com Facebook

Sobre o autor

Dr. Thiago Garcia:

0 Comentários

Would you like to share your thoughts?

O seu e-mail pessoal não sera divulgado

Deixe uma resposta