Tenha objetivos claros

Tenha objetivos claros

30 de abril de 2017 Coaching de Emagrecimento 0

Você pode pensar que o título do artigo dessa semana é fácil. Porém, você entenderá  que seus objetivos não estão devidamente claros, e por consequência, tem grandes chances de não se concretizarem.

“Se você não sabe para onde que ir, qualquer caminho serve” – Lewis Carroll

É preciso entender que nosso cérebro entende exatamente aquilo que enviamos a ele. Isso significa que a mensagem deve ser muito clara. Para você transformar seus sonhos em objetivos realizados, o primeiro passo é identificá-los.

Qual é seu sonho?

Não vale, por exemplo,  “ser feliz”, “paz de espírito”, “estabilidade financeira”, “família feliz” nem “ser uma pessoa melhor”. Ou mesmo “ajudar os outros”, “ser rico”, “ter sucesso”. Também não pode ser “emagrecer”.(Identificou-se com algum?)

30Não entendeu mais nada?  É exatamente isso. Se o seu sonho está na lista acima, a probabilidade é alta de que você não alcance seu sonho. Não estou dizendo que você não pode ser feliz, nem ser rico, ou não pode emagrecer. O que acontece, nos exemplos acima citados, é que os objetivos são muito vagos, pouco específicos.

Peguemos aqui o exemplo “emagrecer”.

O que é emagrecer? O que significa emagrecer para você (já falei no artigo: “O poder do pensamento no emagrecimento.“, a diferença de emagrecer e perder peso)?

“Ah, emagrecer pra mim é perder gordura e abaixar os ponteiros da balança”, você poderia dizer.

Ok, ótimo. Mas quanto quer emagrecer? Quantos quilos quer pesar? Em quanto tempo quer  atingir esse peso?

“Quero perder 12 quilos, e chegar aos 60 quilos em 6 meses”, poderia ser a conclusão.

Agora sim, o objetivo está específico. Você está percebendo a diferença no objetivo “emagrecer” e no objetivo “Quero chegar aos 60 quilos em 6 meses”? No segundo exemplo, o objetivo é muito mais específico. Mais claro.

30O seu objetivo, além de específico, deve ser alcançável. Tomemos o mesmo exemplo: é muito mais fácil você pensar o que pode fazer para “chegar aos 60 quilos em 6 meses”, que o que pode fazer “para emagrecer”, não é?) Uma vez definido o objetivo, você conseguirá focar toda suas forças e atenção a ele.

Além de específico, seu objetivo deve ser mensurável. (ou seja, você pode medir quanto é 60 quilos, mas não quanto é emagrecer… certo?)

O tempo para chegar atingir seu sonho  também é muito importante. Seja bem específico em relação a isso. Se possível, coloque até o dia em que vai conquistá-lo . Você deve definir o “quando”, para que se comprometa a fazer o necessário para alcançá-lo.

Outra característica para o seu objetivo é que ele seja realista. Isso é importante para que você não se frustre ao se colocar metas muito ambiciosas, e nem entre na zona de conforto por se dar metas muito fáceis.

Seja honesta consigo mesma. O sonho é seu, então coloque como objetivo o que realmente quer para sua vida. E não existe nada impossível. Com o objetivo claro, seu foco será melhor, e isso lhe dará a chance de planejar o que precisa ser feito. Após isso, é só colocar em prática seu planejamento, e ter o peso (e a vida) que sempre sonhou.

Você consegue alcançar seu sonho, disso eu não tenho dúvida. Mas só conseguirá desfrutar disso, se sair da zona de conforto e fizer por merecer esse “chegar lá”.

A vida é de quem age. Simples assim.

Grande abraço, paz e luz, e até a próxima.

Logar com Facebook

Sobre o autor

Allan Reis:

0 Comentários

Would you like to share your thoughts?

O seu e-mail pessoal não sera divulgado

Deixe uma resposta